Os principais processos realizados pelas células para a obtenção de energia são a respiração celular e a fermentação. O estudo destes dois processos será realizado a parti de principal substância energética, a glicose, um dos ais impotantes carboidratos utilizados pelos seres vivos na obtenção de energia.
C6H12O6 -à 6CO2 + 6H2O + energia.
Equação Geral da Respiração.
Respiração Celular Aeróbica
É o processo da degradação da glicose, visando á liberação de energia nela contida, o que resulta na formação de água e gás carbônico.
A respiração pode ser dividida em duas fases: anaeróbia e aeróbia. A fase anaeróbia se processa no hialoplasma e não depende de oxigênio; a aeróbia depende de oxigênio e ocorre no interior das mitocôndrias.
As principais etapas da degradação das moléculas de glicose são:
Glicólise: Etapa na qual a glicose sofre sucessivas reações, degradando-se em duas moléculas de ácido pirúvico, com a formação de 2NADH2 e 2 ATP.
Ciclo de Krebs: O ácido pirúvico formado na glicólise penetram na mitocôndria, perde CO2 e se transforma em acetil-coezima A. Este serve de matéria-prima para um ciclo de várias reações durante as quais ocorrem descarbonização (saída de CO2) e desintoxicação (saída de hidrogênio), formando NADH2, liberando ainda 2 ATP por molécula de ácido pirúvico;
Fosforilação oxidativa (Cadeia respiratória): O hidrogênio liberado nas várias etapas se combina com o oxigênio da respiração e forma água; elétrons captados pelo NADH2 são transferidas para o FAD, formando FADH2. Este, por sua vez, tranfere tais elétrons para os citocromos as cristas mitocondriais, liberando uma grande quantidade de energia, que será armazenada sob a forma de ATP.
Fermentação
A fermentação é realizadas por células em condições de falta ou ausência total de oxigênio. Nesse processo obtém-se uma menor quantidade de energia, ou seja, a glicose não é totalmente degradada. No entanto, resulta em substâcias mais simples, como o ácido lático (fermentação lática), e alcool etílico (fermentação alcoólica) e o ácido acético (fermentação acética).
Nesse processo, há um saldo de apenas duas moleculas de ATP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário