segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Mitose e Meiose

Divisão Celular : Ciclo Celular Consiste na alternância e fases que acontece nos tecidos cujas células são renovadoa continuamente. A interfase é a fase em que ocorre grande atividade metabólica, nessa fase ocorre a síntese do DNA. A interfase é dividida em três períodos: G1 (antes da síntese de DNA), S (durante a síntese de DNA) E G2 (depois da síntese de DNA). Em G1 ocorre intensa síntese de RNA e proteínas, provocando o crescimento da célula. No período S acontece a síntese de DNA, determinando a duplicação dos cromossomos. No período G2 há pouca s´ntese de RNA e de proteínas.
 
Mitose: Processo de divisão celular no qual uma célula-mãe produz duas células-filhas idênticas á origem. Para efeito didático, é dividido em quatro fases: Prófase, Metafase, Anáfase, e Telófase.  

Profase: É a fase mais longa. Os cromossomos iniciam o processo de condensação, o centríolo duplica-se, formamdo-se o fuso acromático ou mitótico e os ásteres. Desaparecem a carioteca e o nucléolo.

Metáfase: Os cromossomos condensados em grau máximo aparecem dispostos no equador do fuso. É a melhor fase para o estudo o do cariótipo.

Anáfase: Começa com a duplicação  dos centrômetros e caracteriza-se pela separação e migração das cromátides-irmãs para os polos.

Telófase: Os cromossomos atingem os pólos e sofrem descondensação. De saparecimento dos ásteres e do fuso. Reaparecimento de cariotecas e nucléolos, finalizando com a divisão do citoplasma (citocinese).


Meiose: Divisão celular em que uma célula diplóide origina quatro célula haplóide. Essencialmente, consta de duas divisões sucessivas sem duplicação do materia genético das fases intermediáres. 

Funções da Meiose: Manter constante o número cromossômica de éspecie. Recombinações gênica atavés do chamado crossing-over (troca de materia genético entre os dois cromossomos emparelhados). A meiose compensa a fecundação, produzindo células com metade dos cromossomos.

 


O processo Meiótico:
Divisão I: (Reducional) - separação dos homólogos
prófase I: Dividido em 5 estágios:
Leptóteno - Aparecimento de cromossomos longos e delgados.
Zigóteno - pareamento dos cromossomos homólogos.
Paquíteno - condensação cromossômica e permutaçao.
Diplóteno - Tétrades com quiasmas.

 

Divisão II - Ocorre a separação de cromátides.
Prófase II - Formação de fusos e das desintegração das cariotecas.
Metáfase II
Anáfase II - Disjunção das cromátides.
Telófase II - Formação de 4 células n.
















Um comentário: