quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Citologia Estrutural

É a parte da biologia que estuda as células, suas estruturas e seu funcionamento.
  • Células procarioticas - Células desprovidas de carioteca, e de organelas membranosas. Existindo apenas os ribossomos. Faz parte do reino monera: bactérias, cianobactérias.
  • Membrana Celular: Membrana plásmatica é um envoltório ou película delgada e elástica que envolve a célula. É  chamada de lipoprotéica, pois é formada por lípides e proteínas. Tal membrana fica em contato, através da face externa, com meio extracelular e pela face interna com o hialoplasma da célula.
  • Modelo do Mosaico Fluido: O modelo teórico atualmente aceito para a estrutura da membrana é o modelo fluido, proposto por singer e Nicholson.
  • Permeabilidade celular: Semipermeabilidade é o nome que se dá ao fato de a membrana ser permeável a algumas substâncias e impermeável a outras. Permeabilidade Seleltiva é o nome que se dá quando ocorre uma espécie d seleção de seleção do que entre e sai da célula.


  •  Funcões da Membrana Celular:
  • Proteção;
  • Rechonhecimento e adesão celular (Glicocálix);
  • Permeabilidade seletiva do que deve entrar e sair dela;
  • Forma compartimentos especiais ligados no interior da célula (organelas)
  • Participa ativamente na comunicação intra e extra celular.
  • Comportam enzimas
  • Funcionam como elementos no sistema excitação / resposta.
  • Transporta de substâncias.


·     Transporte passivo através da Membrana Celular:
·         Transporte Passivo: Ocorrem sem o gasto de energia, a favor do gradiente de concentração (maior concentração à menor concentração)

·         Tipos:
·         Difusão Simples: É a passagem de soluto do meio mais concentrado para o meio menos concentrado.
·         Osmose: É a passagem de solvente de um meio menos concentrado, em soluto, para um meio mais concentrado, em soluto, através de uma membrana semipermeável.
·         Difusão Facilitada: É a passagem de substâncias impermeáveis através da membrana com auxilio das proteínas da membrana.
·         Transporte Ativo: Ocorrem com o gasto de energia contra a gradiente de concentração. Exemplo: bomba de sódio e potássio.


  • ·         Transporte em Quantidade:
    ·         As endociteses: Compreendem os processos por meio dos quais as células adquirem das meio externas partículas grandes ou macromoléculas, que normalmente não seriam absorvidas pela membrana plasmática por nenhum dos mecanismos já estudados.
    ·         Fagocitoses: É o processo de englobamento de macromolécula através da formação pseudópodes, e tanto pode ocorrer em organismos unicelulares como em pluricelulares, sendo responsável pelo processo de nutrição em unicelulares e em pluricelulares pela defesa do organismo. A fagocitose é muito frequente em células isoladas como as amebas, que se nutrem principalmente por meio desse processo. No corpo humano, a fagocitose é comum nos glóbulos brancos, células do sangue que, por esse mecanismo, englobam e digerem microrganismos que invadem o corpo.
    ·         Pinocitoses: É o englobamento de partículas através da formação de invaginações da membrana. A membrana se invagina formando um túbulo, visível apenas ao micróscopio eletrônico. A substância líquida penetra no túbulo, que, por estrangulamentos basais, origina os microvacúolos (pinossomos).



                                                                                              
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário